História do Wado-Ryu Karaté-Do

A história do estilo Wado-ryu confunde-se com a do seu fundador, Sensei Hironori Othsuka (1892 - 1982). Foi com o seu tio, Chojiro Ebashi, um antigo samurai, que iniciou o estudo de artes marciais. Mais tarde, entrou na escola de Yokiyoshi Tatsusabu, mestre de Shindo Yoshin Ryu (arte marcial parente do tradicional Jiu-Jitsu), com 13 anos de idade. Sensei Otsuka, estudou outras artes marciais japonesas enquanto estudante na Universidade de Waseda em Tóquio, onde desenvolveu uma profunda amizade com Ueshiba Morihei, fundador do Aikido .

Em 1/06/1921, data do seu aniversário, Otsuka recebe o Certificado de Mestre, Menkyo Kaiden, em Shindo Yoshin Ryu, um feito notável pois poucos obtinham este título com idades duas vezes superiores à sua.

Em 1922, Otsuka assiste à demonstração de Sensei Funakoshi e fica desejoso de conhecer melhor o Karaté. Depois de travarem conhecimento, inicia a sua aprendizagem, tornando-se mais tarde o seu braço direito. Ambos fundam em 1924 o primeiro clube universitário de Karaté na Universidade de Keio. Com o crescimento do Karaté, Othsuka começou a gerir autonomamente os seus próprios clubes e alargou os seus horizontes trocando ideias e recebendo ensinamentos de outros Mestres, nomeadamente Mabuni Kenwa, fundador do Shito- Ryu e Motobo Choki famoso pelas suas qualidades como lutador.

Othsuka começa a afastar-se de Funakoshi, descontente com a interpretação de alguns movimentos de Katas achando que não tinham aplicação prática. Por outro lado, Funakoshi assentava todo o seu ensino na prática de Kata e Othsuka achava que tal não era suficiente. Ainda sob a alçada de Funakoshi, Otsuka cria o Yakusoku Kumite. Posteriormente envolve-se no estudo do combate-livre, Jiu-kumite, tendo assim ajudado a fundar a competição moderna.

Em 1934 após a separação de Sensei Funakoshi, fundou a sua própria organização, a Nippon Karate Shinko Club, mais tarde Zen Nippon Karate-Do Renmei Wado-Kai onde ensina Wado-ryu (caminho da paz e da harmonia), uma fusão de Karaté com Ju-jutsu tradicional japonês. Esta organização daria origem à actual J.K.F. Wado-Kai.

Ao longo da sua vida recebeu importantes distinções entre as quais se destacam o Título de Meijin, concedido pelo imperador Japonês e a medalha Shiju-Hoosho, tendo sido o único artista marcial a ter essa honra. A 9 de Outubro de 1972, contando já com 82 anos é distinguido pela Federação Internacional de Artes Marciais com a Graduação de 10º Dan . Em 1982, ano triste para todo o Karaté, falece com 90 anos de idade na sua terra Natal.